11 3280-4476 | 11 3280-7798 petboxbrasil@petboxbrasil.com.br | Área do Assinante: Entrar | Cadastre-se | Esqueci minha senha
Cachorro Tosa

Tosa com máquina ou tosa com tesoura?

Por Dra. Christiane Diezel

Como devo escolher entre tosa com máquina ou com tesoura? A tosa com máquina estraga o pelo? Pode ser feita em todas as raças?

Paulo F. Santos, São Paulo (SP)

 

Tudo depende de como está o estado do pelo do seu cãozinho, já que pelos com muitos nós, às vezes, necessitam ser tosados com uma lâmina bem baixa para tirar o embaraçado.

Vale lembrar que alguns animais são alérgicos à lâmina. Caso o seu seja, o ideal é que sejam escolhidas lâminas mais altas ou até mesmo as tosas na tesoura.

como-tosar-caoOutro ponto a observar é o clima da cidade em que você mora. Se faz muito calor, é necessário optar por cortes mais curtinhos, até para facilitar banhos e deixar nossos amigos mais fresquinhos.

A tosa na máquina não estraga os pelos – muito pelo contrário: assim como nosso cabelo, quando cortamos com frequência, ele ganha força para crescer, com os pelos dos nossos peludos é a mesma coisa, a tosa dá mais força ao pelo.

Mas, nem toda raça pode ser tosada, pelo menos não com a máquina que deixe o pelo bem rente à pele, como é o caso dos cães das raças Husky Siberiano, Malamute do Alasca, Chow Chows e suas misturas, já que podemos alterar a temperatura da pele e fazer com o que o pelo não cresça mais como antes.

Claro que vale usar sempre o bom senso: em alguns locais muito quentes, uma boa tosa higiênica é bem vinda e até mesmo uma tosa com uma lâmina mais alta ou na tesoura. Em casos de algum problemas de pele também será necessário tosar. Então, não deixe de consultar seu veterinário, nunca!


Veterinária

Christiane Diezel
Médica Veterinária
CRMV SP 29923

chris_vet@yahoo.com.br (este e-mail é para os interessados em agendar consulta para o pet)

Dúvidas? Escreva para petboxbrasil@petboxbrasil.com.br.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *