11 3280-4476 | 11 3280-7798 petboxbrasil@petboxbrasil.com.br | Área do Assinante: Entrar | Cadastre-se | Esqueci minha senha
Cachorro Correndo

Todos os cachorros podem correr e praticar esportes?

Por Dra. Christiane Diezel

Quais são as raças que podem me acompanhar em uma corrida diária? Cachorros pequenos podem correr?

Gabriela do Vale, São Paulo(SP)

cachorro correndoExistem algumas raças que tem uma aptidão maior para esportes, como os Galgos, Border Collies, Labradores e Beagles. São cães que têm muita energia a ser gasta, por isso, topam uma corrida.

Cães pequenos podem correr também, mas com certeza se cansarão mais rápido. Pense em quantos passos ele terá que dar para acompanhar um passo seu!!

E vale lembrar que mesmo os cães que têm aptidão para esportes precisam de acompanhamento veterinário para ver se não são portadores de anomalias cardíacas ou outro problema de saúde que os impeça de fazer esse tipo de exercícios.

Vale lembrar que nós, humanos, quando vamos iniciar uma atividade física precisamos do OK do nosso médico não é mesmo? Então, para os cães a recomendação é a mesma.

Outra recomendação que vale tanto para humanos quanto para cães é que se comece em um ritmo bem leve e vá aumentando gradativamente. Pois por mais energia que o cão pareça ter, ele pode entrar em fadiga muscular, o que irá causar lesões, assim como ocorre em humanos.

Os músculos dos cães também produzem ácido lático quando submetidos a esforço intenso, ou seja, eles também ficam doloridos no dia seguinte!

Podemos concluir que quase todas as raças (ou cães sem raça definida) podem acompanhá-lo em uma corrida. As raças que devemos evitar para essa prática esportiva são aquelas chamadas de Braquicefálicas, que englobam os Bulldogues, Pug, Pequines e Shihtzu, pois essas raças têm o focinho muito curto, o que dificulta a respiração e faz com que esses cães entrem em fadiga e agonia respiratória muito facilmente.

Não que eles não possam e não devam fazer exercícios, sim, eles podem e devem, mas não com a intensidade de uma corrida!

E vale lembrar que horários em que o sol está muito quente não são favoráveis à prática de exercícios. Nesses horários, além de poder ocorrer a intermação (quando a temperatura do corpo aumenta muito) o piso ou asfalto da rua está muito quente e podem ocorrer queimaduras nos coxins plantares dos cães (almofadinhas das patas).

E lembre-se da hidratação do seu amigo: carregue sempre água para ele!

E converse com seu médico veterinário para saber se seu amigo deve começar a tomar algum suplemento para proteger as articulações.


Veterinária

Christiane Diezel
Médica Veterinária
CRMV SP 29923

chris_vet@yahoo.com.br (este e-mail é para os interessados em agendar consulta para o pet)

Dúvidas? Escreva para petboxbrasil@petboxbrasil.com.br.

 

 

consulta veterinária

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *