11 3280-4476 | 11 3280-7798 petboxbrasil@petboxbrasil.com.br | Área do Assinante: Entrar | Cadastre-se | Esqueci minha senha
Cachorro Ansiosa Pela Volta Do Dono

Será que meu pet sofre de ansiedade de separação?

Por Dra. Christiane Diezel

O que é ansiedade de separação e com saber se meu pet vai sofrer disso?

Michelli, São Caetano do Sul (SP)

ansiedade-canina-03Já reparou que quando saimos e voltamos, mesmo que tenham se passado menos de cinco minutos, nosso cãozinho faz uma festa imensa, como se não nos visse há anos?

Basicamente, isso acontece porque o cão espera ansiosamente a hora em que nós chegamos em casa para ganhar atenção. Assim como a maioria dos seres humanos, os cães não gostam de ficar sozinhos, mesmo porque na natureza os cães vivem em matilhas, ou seja, em grupos.
Mas, quando entramos na onda do cão e fazemos festa para eles sempre que chegamos em casa, ele entende como se fosse uma recompensa por este comportamento. Isso gera um ciclo vicioso, onde o animal vai ficando cada vez mais ansioso pela nossa volta, deixando assim de fazer as coisas de sua rotina diária, como dormir, cheirar, andar pela casa etc.

Esse estresse pode gerar doenças, psicológicas, como depressão, além de doenças físicas, que variam de dermatites por lambedura das patas, gastrite e problemas cardíacos.
O ideal é que deixemos nosso cão com alguns brinquedos, ossinhos, entre outros acessórios, para que ele possa se distrair durante o dia. E quando formos sair não devemos fazer uma despedida muito dramática, pois isso gera muita ansiedade neles.

E o mais importante e talvez o mais difícil: quando retornar a casa, não ceda à festinha do cão. Tente entrar, com a maior naturalidade e, aos poucos, quando o animal estiver calmo podemos cumprimentá-lo.

Assim, teremos um cão equilibrado, que sabe lidar com os momentos de solidão e de companhia, sem estresse, sem latidos, uivos e sem escândalos!!!


Veterinária

Christiane Diezel
Médica Veterinária
CRMV SP 29923

chris_vet@yahoo.com.br (este e-mail é para os interessados em agendar consulta para o pet)

Dúvidas? Escreva para petboxbrasil@petboxbrasil.com.br.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *