11 3280-4476 | 11 3280-7798 petboxbrasil@petboxbrasil.com.br | Área do Assinante: Entrar | Cadastre-se | Esqueci minha senha
Gato Escova De Dentes

Saiba mais sobre a dentição dos gatos

Por Dra. Christiane Diezel

Gostaria de saber mais sobre dentição dos gatinhos. A minha gata tem 3 meses e morde muito. Isso pode ser coceira nos dentinhos? O que posso fazer?

Juliana Barbosa (RJ)

dentista-para-felinosAssim como ocorre com os cãezinhos, por volta de 4 meses de idade os gatos irão perder os dentes de “leite” para ganharem os dentes permanentes. Então, o hábito de morder pode, sim, ser coceira na gengiva.

Este hábito pode ser também um tipo de brincadeira que animais jovens costumam fazer! Basta observar quando eles estão com seus irmãozinhos como são as brincadeiras. Em geral, todas, ou quase todas, são de morder. E, claro, na falta dos pais ou irmãozinhos, nós somos sua família, então, eles irão nos morder!

Para ajudar a sanar a coceira nas gengivas, você pode comprar alguns brinquedos de borracha chamados de mordedores, bem parecidos com os mordedores de bebê. No entanto, eles são feitos de um material mais rígido.

Nesta fase da troca dos dentes, muitas vezes, observamos um cheiro mais forte na boca deles, porque ocorre um sangramento da gengiva (quando cai um dentinho para nascer o dente permanente). Para esse sintoma, você pode comprar uma pasta de dentes ou enxaguatório bucal próprio para gatos. Atenção: NUNCA UTILIZE PASTAS DE DENTES DE HUMANOS, MESMO AS PASTAS INFANTIS, EM SEU GATO).

Passe a pasta de dentes para gatos nos dentes e gengivas de seu felino, com ajuda de uma dedeira, escovinha macia ou até mesmo com uma gaze. Isso vai melhorar a coceira na gengiva e o mau hálito, além de ser um hábito bem saudável que pode (e deve) ser mantido por toda a vida do animal. Recomendo fazer isso, pelo menos, uma vez ao dia!


Veterinária

Christiane Diezel
Médica Veterinária
CRMV SP 29923

chris_vet@yahoo.com.br (este e-mail é para os interessados em agendar consulta para o pet)

Dúvidas? Escreva para petboxbrasil@petboxbrasil.com.br.

 

 

consulta veterinária

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *