11 3280-4476 | 11 3280-7798 petboxbrasil@petboxbrasil.com.br | Área do Assinante: Entrar | Cadastre-se | Esqueci minha senha
Pulgas Cachorro

Remédio antipulgas oral é bom? Funcionam como os tópicos?

Por Dra. Christiane Diezel

Remédio antipulgas oral é bom? Funcionam como os tópicos?

Letícia Manesco, São Paulo, SP.

como-medicar-cachorro-1No mercado, existem muitas marcas de antipulgas tanto via oral, quanto de uso tópico. As versão oral pode ser dividida em duas categorias:

1) Uso emergencial: seu animal nunca teve pulga, mas foi a um passeio e voltou infestado. Aí, você pode dar o comprimido ao seu cão antes de levá-lo para casa. Assim, o remédio já começa a agir, matando as pulgas adultas que estejam no corpo do pet e picarem ele – já que o medicamento estará na corrente sanguínea, é necessário que a pulga pique o animal para morrer. Assim, sua casa não será infestada. No entanto, esses produtos só duram de 24 a 72 horas no corpo do animal. Depois, serão eliminados da corrente sanguínea.

 

2) A segunda categoria de antipulgas oral tem uma molécula diferente que armazena a droga no corpo do animal e promova uma liberação lenta em sua corrente sanguínea. Logo, o produto dura mais tempo no organismo do pet. Nesse caso, a pulga também tem que picar o bichinho ela morrer. A vantagem desse medicamento: ele não perde a eficácia com os banhos frequentes do animal. Porém, avalie cuidadosamente cada animal para saber se ele pode ou não fazer uso de antipulgas orais. Esses produtos, por exemplo, não podem ser usados caso o pet faça utilize algumas medicações de uso contínuo. No caso de cadelas prenhas, somente o médico veterinário poderá dizer se esse tipo de antipulgas é o melhor para seu animal.

 

Já em relação aos antipulgas de uso tópico temos uma gama imensa: talcos, coleiras, medicamentos top spot, pour on, sprays, xampus… Além das marcas, também variam as drogas utilizadas, concentração, frequência de aplicação. Alguns matam a pulga por simples contato, já em outros casos a pulga precisará picar o animal para morrer e algumas versões matam a pulga quando ela vai se limpar e ingere o produto impregnado no corpo dela.

 

gato-pipeta-antipulgas

Para usar um medicamento como esse, devemos nos atentar aos cuidados relatados pelo fabricante relata na bula, tais como uso de luvas, aplicação condizente ao peso e idade do seu bichinho, respeito à frequência de aplicação, se há ou não necessidade do animal ficar previamente sem banho para o produto agir 100%!

 

Na minha opinião, a maioria dos antipulgas disponíveis no mercado é bom e funciona. Porém, tudo depende do local onde o animal vive, já que as pulgas encontradas no animal representam apenas 5% da infestação. Os outros 95% estão presentes no ambiente. Por exemplo, se o seu pet convive com animais que não são tratados a infestação de pulgas pode nunca acabar.

 

remedio-de-pulga-620x419O ambiente em que o animal vive também pode interferir no tratamento. Pisos de taco ou madeira podem esconder formas jovens, ovos e larvas da pulga que, por mais que limpemos, nunca morrem!!! Como o problema é multifatorial, procure sempre recomendações do seu médico veterinário de confiança. Ele analisará a situação do seu pet antes de inidicar o melhor produto a ser usado. Inclusive, poderá associar mais de um tratamento. Afinal, alguns casos necessitam de medicamentos orais, tópicos e ambientais associados!


Veterinária

Christiane Diezel
Médica Veterinária
CRMV SP 29923

chris_vet@yahoo.com.br (este e-mail é para os interessados em agendar consulta para o pet)

Dúvidas? Escreva para petboxbrasil@petboxbrasil.com.br.

Comentários

comentários

This Post Has 2 Comments

  1. Mandar uma empresa deteriorar o ambiente que o animal vive será que resolve??Já gastei um dinheiro com anti pulgas e remédios para pulverizar o ambiente mas nada resolve.Onde eles ficam é cimentado sera que é por isso??Onde morava anteriormente nunca tiveram pulgas,mas me mudei pra essa casa e minha vida virou um inferno,tinha um pixe do dono anterior,e ele deixou ninho de pulga,si ele me avisasse,mandaria detetizar antes de me mudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *