petboxbrasil@petboxbrasil.com.br | Área do Assinante: Entrar | Cadastre-se | Esqueci minha senha
Cao Com Pulga 620×413

Qual antipulgas devo usar no meu cachorro?

Por Dra. Christiane Diezel

Qual antipulgas devo usar no meu cachorro: coleira, tópico ou oral? Ele tem alergia à pulga – todos repelem a pulga ou algum só age após a pulga picar o animal?

Nathália Prata, São Paulo (SP)

pulgasOs comprimidos têm se mostrado uma boa opção no controle de pulgas e até mesmo de carrapatos, porém, é necessário que a pulga pique o animal para morrer.

Algumas coleiras e alguns produtos tópicos têm a ação de repelir as pulgas, mas alguns assim como os antipulgas orais, a pulga tem que picar o animal para morrer.

O que eu recomendo para alguns pacientes muito alérgicos que eu atendo é associar alguns produtos, por exemplo, podemos fazer uso de um comprimido e um anti pulgas tópico repelente.

Hoje em dia, podemos contar com a ajuda de alguns xampus muito bons que eliminam pulgas e carrapatos que possam estar no corpo do animal. Esses xampus têm um efeito residual interessante ou seja, ficam agindo algum tempo no corpo do animal. Temos algumas opções naturais, como o óleo de nem, citronela e até alguns produtos homeopáticos e nutraceuticos para nos ajudar nessa luta!

E, vale lembrar que as pulgas que vemos no animal representam somente 5% do problema, já que 95% é infestação ambiental. Mas isso não quer dizer de forma alguma que a casa onde vive o animal é suja, mas pulgas e carrapatos são resistentes a desinfetantes que usamos para fazer a limpeza rotineira da nossa casa.

Além disso, muitos antipulgas só agem na forma adulta da pulga, ou seja, ovos, pupas e larvas continuam sem que consigamos controlar no ambiente em que vivemos. Por isso, muitas vezes, quando a infestação está grande ou fora de controle, além de tratar o animal é interessante tratar o ambiente em que o animal vive, seja através de medicamentos que compramos em pets ou até mesmo dedetização com empresa especializada.


Veterinária

Christiane Diezel

Médica Veterinária

CRMV SP 29923

chris_vet@yahoo.com.br (este e-mail é para os interessados em agendar consulta para o pet)

Dúvidas? Escreva para petboxbrasil@petboxbrasil.com.br.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *