petboxbrasil@petboxbrasil.com.br | Área do Assinante: Entrar | Cadastre-se | Esqueci minha senha
Bafo

Por que meu cachorro tem mau hálito?

Por Dra. Christiane Diezel

Por que meu cachorro tem mau hálito?

Marise Bruno, Osasco (SP)

Bafo 2A halitose ou mau hálito pode estar relacionada a alguns fatores:

– Quando os cães trocam os dentes de “leite” pelos permanentes ocorre um pequeno sangramento na região da gengiva, causando um leve odor desagradável na boca do animal que, normalmente, desaparece após a troca completa da dentição.

– Problemas estomacais, como gastrite também pode causar a halitose. Nesse caso, é necessário que o cão passe por avaliação com um médico veterinário para a indicação do tratamento mais adequado seja.

– A causa mais comum da halitose é o cálculo dentário, também chamada de tártaro, uma placa de bactérias e alguns outros compostos formada nos dentes e gengivas que, além do cheiro ruim na boca, pode ocasionar problemas nos rins, coração, útero e etc. A melhor forma para evitar a formação do tártaro é a escovação dentária diária e, se possível, três vezes ao dia. Sempre com pastas e escovas apropriadas a cães e gatos. Nunca utilize pastas de dente de uso humanos em animais, você pode intoxicá-los. Quando a placa bacteriana já está instalada e aderida ao dente é necessário a remoção cirúrgica, feito sempre pelo médico veterinário e com uso de anestesia e aparelhos para quebrar o cálculo e limpar o dente.

 


Veterinária

Christiane Diezel
Médica Veterinária
CRMV SP 29923

chris_vet@yahoo.com.br (este e-mail é para os interessados em agendar consulta para o pet)

Dúvidas? Escreva para petboxbrasil@petboxbrasil.com.br.
 

consulta veterinária

Comentários

comentários

This Post Has 4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *