petboxbrasil@petboxbrasil.com.br | Área do Assinante: Entrar | Cadastre-se | Esqueci minha senha
Petisco Cachorro

Existe petiscos para remoção de tártaro?

Por Dra. Christiane Diezel

Meu cachorro está com muito tártaro e talvez tenha que operar. Existem petiscos com substâncias que consigam diminuir o tártaro e evitar a cirurgia?

Rodrigo Mazza – Maceió (AL)

 

cachorro-comendo-petiscoExistem, sim, muitos petiscos e até mesmo rações que ajudam a não formar tártaro nos dentes dos animais. Porém, quando o tártaro aderiu ao dente a saída é a remoção pelo médico veterinário. Para colocar o procedimento em prática, na maioria das vezes, o pet precisará de anestesia geral. Afinal, os nossos amiguinhos não iriam ficar quietinhos com a boquinha aberta para o veterinário, né?!

 

A anestesia e o procedimento em si assustam muito alguns donos. Porém, um veterinário de confiança pedirá os exames necessários para chegar se está tudo bem com o seu animal. Se os resultados não apontarem problemas, não vejo por que não fazer a tartarectomia (esse é o nome da “cirurgia” para retirar o tártaro). Aliás, o tártaro é, na verdade, uma placa cheia de bactérias que, se não for retirada, pode acarretar em vários problemas para a saúde dos nossos amiguinhos, como infecções diversas inclusive no coração, a endocardite bacteriana.

 

Vale lembrar: assim como nós, os nossos amigos cães e gatos precisam de escovação dos dentes, que deve ser feita sempre com produtos próprios de uso veterinário e nunca com pastas e produtos de uso humano. Afinal, algumas substâncias presentes em nossos produtos podem intoxicá-los.

 

 

Essa escovação deve ser feita diariamente, assim como a nossa. No entanto, sei que, muitas vezes, isso é difícil. Então, tente escovar o dente do seu pet, pelo menos, uma vez ao dia ou em dias alternados. Se acostumar seu animal com essa manipulação, com o passar do tempo ele se habituará com a escovação. Conversar com ele de forma carinhosa enquanto você faz o procedimento o fará enxergar esse momento como um ato de carinho. Afinal, estamos cuidando da saúde deles!

 


Veterinária

Christiane Diezel
Médica Veterinária
CRMV SP 29923

chris_vet@yahoo.com.br (este e-mail é para os interessados em agendar consulta para o pet)

Dúvidas? Escreva para petboxbrasil@petboxbrasil.com.br.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *