11 3280-4476 | 11 3280-7798 petboxbrasil@petboxbrasil.com.br | Área do Assinante: Entrar | Cadastre-se | Esqueci minha senha
Gato Brincando

O que posso fazer para que meus gatos parem de brigar?

Por Dra. Christiane Diezel

Meus dois gatos brigam muito. O que posso fazer para que meus gatos parem de brigar?

Gisele Almeida, São Paulo (SP)

A primeira pergunta é: seus gatos são castrados? Se não forem, o primeiro passo é castrá-los, isso independentemente de serem machos ou fêmeas. Os hormônios são, muitas vezes os grandes vilões nesse caso.

gatos brincandoSe eles já forem castrados, vale a pena rever como é feito o manejo desses animais, por exemplo, você tem um comedouro e um bebedouro para cada gato pelo menos?

Se não tiver, providencie. Pode parecer que não, mas este é outro motivo de grande estresse e discórdia entre gatos.

Outro ponto importantíssimo: quantas caixas de areia você tem? O ideal é que tenha uma para cada gato e uma sobressalente. No caso, se você tem dois gatos, o ideal é que tenha 3 caixas de areia, pois este pode ser outro ponto de estresse entre gatos.

Você pode ainda contar com ajuda de alguns medicamentos de uso ambiental, como alguns difusores ligados na tomada, mais ou menos como aqueles que usamos contra pernilongos. Neste caso, eles liberarão o chamado “hormônio do gato feliz”, que vai deixá-los mais calmos e receptivos.

Invista ainda em enriquecimento ambiental, como arranhadores diversos, prateleiras, bolinhas, bichinhos… Quanto mais rico for este ambiente, menos tempo eles terão de implicar um com o outro. De repente, você pode até se surpreender ao vê-los brincando juntos!


Veterinária

Christiane Diezel
Médica Veterinária
CRMV SP 29923

chris_vet@yahoo.com.br (este e-mail é para os interessados em agendar consulta para o pet)

Dúvidas? Escreva para petboxbrasil@petboxbrasil.com.br.

 

 

consulta veterinária

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *