11 3280-4476 | 11 3280-7798 petboxbrasil@petboxbrasil.com.br | Área do Assinante: Entrar | Cadastre-se | Esqueci minha senha
Gato Arranhando Sof

O que fazer para evitar que os gatos arranhem o sofá?

Por Dra. Christiane Diezel

O que fazer para evitar que os gatos arranhem o sofá? Devo cortar as unhas deles?

Miguel dos Anjos, Curitiba (PR)

Como-evitar-que-o-gato-arranhe-seus-móveis-1Arranhar o sofá, os tapetes, cortinas e tudo que tem pela frente é um problema bem frequente para quem tem gatos! Porém, isso faz parte do comportamento natural dos felinos, que fazem isso por vários motivos: marcação de território, brincadeira, necessidade de afiar as unhas…

Em geral, essa é uma questão fácil de ser resolvida ou, pelo menos, amenizada. Você pode comprar arranhadores específicos para gatos em lojas do ramo e posicioná-los próximos de onde o gato costuma cravar as unhas. Por exemplo, se o felino adora arranhar o braço do sofá, encoste o arranhador nesse lugar. Assim, o produto será uma barreira mecânica para o gatinho conseguir chegar ao sofá, além de ser um local apropriado para afiar as unhas!

arranhador
O mais legal é que existe uma série de arranhadores com diferentes tamanhos, cores, alturas e materiais! Alguns são como móveis mesmo, totalmente elaborados e pensados para que seja interessante ao gato e aos nossos olhos também, pois são lindos!

Outra solução são os sprays para adestramento nos locais onde não queremos que o animal chegue perto. Esse produto é o mesmo usado para ensinar cães e gatos a não fazer xixi em lugares indesejados. Como ele tem um cheiro bem forte, repele o gatinho. A desvantagem: como os gatos são insistentes, você deverá reaplicar o spray sempre que o cheiro estiver saindo e o bichano queira voltar a arranhar onde não deve.

Espalhar brinquedos e outros arranhadores pela casa também ajuda, principalmente porque gatos são seres neofilos, ou seja, adoram novidade. Então, adquira brinquedos diversos e, para o bichano não perder o interesse, dê um brinquedinho por semana. Aí, deixe-o brincar bastante. Na outra semana, guarde esse brinquedo e dê outro. Assim, ele não perderá o interesse. E, claro, brinque com o seu gato. Afinal, é sempre mais legal se divertir acompanhado.

Sobre cortar as unhas dos felinos, sim, pode ajudar a fazê-lo parar arranhar os móveis. Mas procure locais e pessoas treinadas para fazer isso. Tentar cortar a unha do pet em casa pode causar ferimentos, já que eles têm um vaso de sangue que passa por dentro da unha. Quando cortado de forma inadequada, pode causar sangramento, dor e traumas!

Mais uma saída: hoje, existem algumas unhas de borracha que são colocadas por médicos veterinários sobre as unhas dos animais. Elas evitam, por exemplo, ferimentos e arranhaduras em locais proibidos. Mas lembre-se: só uma pessoa treinada pode colocar essas unhas no seu animal.


Veterinária

Christiane Diezel
Médica Veterinária
CRMV SP 29923

chris_vet@yahoo.com.br (este e-mail é para os interessados em agendar consulta para o pet)

Dúvidas? Escreva para petboxbrasil@petboxbrasil.com.br.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *