11 3280-4476 | 11 3280-7798 petboxbrasil@petboxbrasil.com.br | Área do Assinante: Entrar | Cadastre-se | Esqueci minha senha
FIV

O que é FIV, a AIDS felina?

Por Dra. Christiane Diezel

O que é FIV, a AIDS felina?

Paula, São Paulo(SP)

FIVA AIDS felina ou FIV sigla para Feline immunodeficiency vírus, ou, Vírus da imunodeficiência felina na tradução. Ela não é transmissível para seres humanos nem para outros animais, somente felinos são infectados por este tipo de vírus.

Os sintomas são semelhantes aos que encontramos em pessoas portadoras do vírus do HIV. Na maior parte dos casos registrados de FIV, a doença é relacionada a animais de vida livre ou semi domiciliados, já que a via principal de propagação dessa doença é através de saliva e arranhaduras .

Filhos e filhas de gatas contaminadas pelo FIV podem nascer portadores dessa doença.

O vírus pode afetar machos e fêmeas de todas as raças e idade. Mas, sem dúvidas, os gatos machos não castrados de vida livre ou semi domiciliados são os mais afetados, já que tem por hábito disputar comida, território e fêmeas…

As relações sexuais entre gatos em teoria não transmitem o vírus, porém, frequentemente arranhões, mordidas etc ocorrem durante a cópula.

Se um gato doente lamber feridas de animais saudáveis também pode se contaminar com a doença, assim como transfusões de sangue.

O diagnóstico da doença é relativamente fácil, e não precisamos esperar que os primeiros sintomas da doença apareçam: é possível detectar o vírus através de um simples exame de sangue.

Os sintomas da doença, assim como em humanos depende de qual sistema o vírus está afetando, mas como o próprio nome da doença já diz, causa uma imunodeficiência, ou seja, o gato fica mais suscetível a infecções diversas, tem maior dificuldade para se curar de infecções que para os demais gatos seriam bem simples.

Infelizmente não existe cura para FIV. O que costumamos fazer é monitorar esses animais mais de perto, muitas vezes, com terapia medicamentosa para melhorar sua imunidade e com tratamentos paralelos para os problemas que forem aparecendo, a fim de melhorar e prolongar a vida desses animais com o máximo de qualidade possível.


Veterinária

Christiane Diezel
Médica Veterinária
CRMV SP 29923

chris_vet@yahoo.com.br (este e-mail é para os interessados em agendar consulta para o pet)

Dúvidas? Escreva para petboxbrasil@petboxbrasil.com.br.

 

 

consulta veterinária

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *