11 3280-4476 | 11 3280-7798 petboxbrasil@petboxbrasil.com.br | Área do Assinante: Entrar | Cadastre-se | Esqueci minha senha
Carrapato

O que é a doença do carrapato?

Por Dra. Christiane Diezel

Meu cão pegou carrapatos há um tempo. Será que ele ficou doente? O que é a doença do carrapato?

Lane Moreira, São Paulo (SP)

Carrapatos são vetores de algumas doenças graves que afetam tanto cães, como humanos e outras espécies de mamíferos, como gatos, cavalos e bois. Porém, nem todo carrapato é portador dessas doenças.

Sendo assim, nem todo carrapato que picar nosso bichinho irá transmitir alguma doença para ele. Vamos entender um pouco das principais doenças transmitidas por carrapatos.

Carrapato
1- Erlichiose: Após a transmissão do parasita ao cão pelo carrapato, a erliquiose tem um período de incubação de 8 a 20 dias, porém, este período varia com a dose de microorganismos infectantes, ou seja, quanto maior a dose de parasitas, menor o período de incubação e os sintomas podem aparecer mais rápido.

Estes sintomas são inespecíficos, podendo ser confundidos com outras doenças. São eles: depressão, anorexia, letargia, perda de peso, febre (39,5 – 41,5°C), presença de carrapatos, secreção nasal e ocular, manchas ou pintas vermelhas a arroxeadas pelo corpo do animal, sangue na urina, sangue saindo pelo nariz, edema de membros, vômitos, tosse, falta de ar, insuficiência hepática e renal, aumento dos linfonodos, palidez de mucosas, alterações oculares como uveíte, hifema, hemorragia sub-retinal, deslocamento de retina e cegueira.

Vale lembrar que a fase aguda pode não ser evidente, passando despercebida pelo proprietário, e os sinais clínicos desaparecem sem tratamento dentro de uma a quatro semanas, mas o cão permanece com a infecção subclínica.

2 – Babesiose: A babesiose canina é uma doença que causa anemia em decorrência da infecção de hemácias por hematozoários do gênero Babesia spp. O quadro clínico da doença envolve anemia hemolítica progressiva. Casos mais severos podem envolver hipóxia, choque hipotensivo com coagulação intravascular disseminada, inflamação sistêmica e disfunção múltipla de órgãos. O animal geralmente não apresenta febre alta como no caso da erliquiose, mas apresenta-se febril. Pode ocorrer congestão hepática, levando a icterícia.
Cães infectados podem apresentar quadro agudo com anorexia, apatia, diarréia, pneumonia, febre, hemoglobinúria (presença de hemoglobina na urina), anemia branda a grave e icterícia, sendo que esta última nem sempre está presente, com curso de 3 a 10 dias.

A evolução da doença pode levar à morte ou à lenta recuperação, que pode demorar mais de um mês. Em alguns casos, há o aparecimento de sintomas neurológicos, com extrema apatia ou agressividade, paralisia, desequilíbrio e andar incoordenado.

 

3- Hepatozoonose: Diferente de muitos protozoários e bactérias transmitidos por carrapatos via glândulas salivares através da picada, a transmissão da hepatozoonose para o cão ocorre após a ingestão de um carrapato contendo oocistos esporulados, isso ocorre facilmente quando o animal vai se coçar e utiliza a boca para fazer isso. Da mesma maneira que ocorre com as doenças anteriores, o carrapato torna-se infectado ao ingerir sangue de um cão infectado.
Os sinais clínicos e achados laboratoriais da hepatozoonose canina não são claramente definidos, pois são inespecíficos e similares àqueles vistos em outras doenças que afetam os cães. A hepatozoonose pode causar doença séria e morte, a infecção provoca uma síndrome clínica caracterizada por fraqueza, depressão, incoordenação dos membros posteriores, emaciação, alterações da pelagem, mucosas pálidas e febre, o cão passa a beber muita água e as vezes em vez de anorexia, eles passam a comer mais também. rigidez muscular, membros posteriores inchados, sinais de dor, desidratação leve, paralisia, depressão e anorexia.

Na dúvida se seu cão pode estar doente ou não, procure seu médico veterinário de confiança que irá solicitar exames laboratoriais ao seu cão e iniciar o tratamento se a suspeita for confirmada.


Veterinária

Christiane Diezel

Médica Veterinária

CRMV SP 29923

chris_vet@yahoo.com.br (este e-mail é para os interessados em agendar consulta para o pet)

Dúvidas? Escreva para petboxbrasil@petboxbrasil.com.br.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *