11 3280-4476 | 11 3280-7798 petboxbrasil@petboxbrasil.com.br | Área do Assinante: Entrar | Cadastre-se | Esqueci minha senha
Cadelas Cio Cuidados

Minha cachorra entrou no cio e quero cruzá-la. Como devo proceder? 

Por Dra. Christiane Diezel

 

Minha cachorra entrou no cio e quero cruzá-la. Como devo proceder?  Simone Semeghin, São Paulo.

 

Cachorra cio Bom, para cruzar sua cadelinha, primeiro, você deve esperar o terceiro cio. O motivo? Cachorras que dão cria no primeiro e segundo cio podem ter seu desenvolvimento afetado  porque, mesmo que já tenham entrado no cio, não significa que estejam com o corpinho preparado para uma gestação, para nutrir e suportar o desenvolvimento dos filhotes, amamentar e etc.

 

Outro passo: verifique se o seu pet está com todas as vacinas em dia, pois através do colostro ela passará anticorpos para os filhotes. Se não estiver vacinada, essa imunidade passiva pode não ser transmitida de forma adequada aos bebês. E a vermifugação também precisa ter sido realizada, pois alguns parasitas podem ser transmitidos para os fetos pela placenta ou aos bebês na hora de mamar!

 

Preocupe-se também com a escolha do macho. Ele deve ser da mesma raça e ter o porte igual ou menor do que o da fêmea. E, claro, sem grau nenhum de parentesco!

 

Cachorra cioO cio da cadelinha dura em torno de 15 dias, mas ela só estará ovulando a partir do 9º dia. Assim, antes desse período, talvez, ela nem aceite namorar. Aí, indicamos deixar os cães que vão cruzar namorarem em dias alternados. Ou seja, nos 9º, 11º e 13º dia. Algumas cadelinhas ainda aceitam namorar no 15º dia. Se esse for o caso dela, ok!

 


Veterinária

Christiane Diezel
Médica Veterinária
CRMV SP 29923

chris_vet@yahoo.com.br (este e-mail é para os interessados em agendar consulta para o pet)

Dúvidas? Escreva para petboxbrasil@petboxbrasil.com.br.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *