11 3280-4476 | 11 3280-7798 petboxbrasil@petboxbrasil.com.br | Área do Assinante: Entrar | Cadastre-se | Esqueci minha senha
The Shower Cat

Gato precisa de banho?

Por Dra. Christiane Diezel

Basta o gato se lamber para ficar limpo? Ou preciso dar banho em casa de vez em quando?

Simone Q., São Paulo (SP)

como dar banho no gatoOs gatos perdem grande parte do seu tempo se limpando e, normalmente, isso basta para mantê-los limpos. Porém, algumas raças com pelos muito longos, animais obesos ou muito idosos não conseguem fazer sua higiene como deveriam. Nesses casos, um banho com água e shampoos específicos pode ser muito bem vindo!

O ideal seria acostumarmos o gato ao banho desde pequenos para evitar o estresse que esse procedimento pode causar.

Se for dar banho em casa, procure manter a calma: pessoas estressadas deixam qualquer um estressado – e sua energia passará para seu animal.

Tome cuidado com a temperatura da água, que deve ser de morna para quente, nem fria demais, nem quente demais.

Como dar banho no gato

Comece molhando as patinhas para que ele consiga assimilar o que está acontecendo. Depois, vá subindo em direção as costas. Deixe a cabeça por último.

Depois de molhado, aplique o xampu, sempre em movimentos bem suaves. Se possível, converse com seu gato, a fim de deixá-lo o mais tranquilo possível.

Após ensaboado, comece a enxaguar. Retire bem todo o shampoo para que não irrite a pele do animal. Caso necessário repita a aplicação e enxágue novamente. Se for usar condicionador, prefira os de uso específico para gatos, para não deixar o pelo oleoso demais.

Após dado o banho, seque-o o máximo possível com a toalha e secador, pois se a pele e pelos ficarem úmidos poderão aparecer vários problemas de pele.

Muito cuidado para não cair água nos ouvidos, e mesmo que você tenha tomado esse cuidado, passe a toalha ou um pouco de algodão para secar as orelhas. NÃO utilize cotonetes ou pinças, nem tente introduzir nada do ouvido do seu gato, seque apenas por fora, onde seu dedo alcança.

Caso o banho ocorra em petshops, certifique-se de que a pessoa que irá banhar seu gato tem experiência com a espécie felina. Procure dias e horários em que não tenham muitos cães no local, ou escolha petshops que só atendam gatos. Se possível, fique por perto para dar mais tranquilidade ao bichano!

A frequência de banhos depende de cada gato, mas não deve ser toda semana, como fazemos rotineiramente com os cães. Os banhos de gatos devem ser o mais espassados, salvo em casos em que o animal está tomando banho com algum shampoo terapêutico ou fazendo tratamentos específicos.


Veterinária

Christiane Diezel
Médica Veterinária
CRMV SP 29923

chris_vet@yahoo.com.br (este e-mail é para os interessados em agendar consulta para o pet)

Dúvidas? Escreva para petboxbrasil@petboxbrasil.com.br.

 

 

consulta veterinária

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *