petboxbrasil@petboxbrasil.com.br | Área do Assinante: Entrar | Cadastre-se | Esqueci minha senha
Cachorro Enxerga

É verdade que os cães confundem algumas cores?

Por Dra. Christiane Diezel

É verdade que os cães confundem algumas cores? Se sim, quais são elas?

Leila Gimenez – São Caetano (SP)

como cachorros enxergamCães e gatos, assim como os humanos, possuem células na retina, os cones e bastonetes, que são responsáveis pela visão.

Os cones são encarregados pela visão de detalhes, cores e percepção da luz. Já os bastonetes são responsáveis pela visão noturna ou em locais com pouca iluminação, o que chamamos de penumbra

Enquanto os humanos têm muitos cones e poucos bastonetes, nos cães e gatos essa proporção é inversa. Justamente por isso, os pets enxergam bem melhor no escuro do que nós. E eles ainda possuem o auxílio do tapete lúcido ou “tapetum” para ver à noite. Essa estrutura fica no fundo do olho e possui bastonetes cristalinos que funcionam como refletores da luz, aumentando o poder de visão noturna. É por isso que os olhos dos animais “brilham” à noite quando incidem luz. Os humanos, assim como os suínos, não possuem esta estrutura nos olhos.

Diferentemente de nós, os cães e gatos enxergam apenas quatro cores: azul, branco, amarelo e tons de cinza. Para eles, cores como vermelho ou verde são vistas como amarelo. Fazendo uma analogia, os cães enxergam mais ou menos como uma pessoa daltônica. Ou seja, eles vêem as cores, mas podem se confundir com algumas delas.

como os cachorros enxergam

Por isso, os pets usam o olfato, que costuma ser bem mais apurado do que a visão na hora de encontrar um brinquedo, comida…


Veterinária

Christiane Diezel
Médica Veterinária
CRMV SP 29923

chris_vet@yahoo.com.br (este e-mail é para os interessados em agendar consulta para o pet)

Dúvidas? Escreva para petboxbrasil@petboxbrasil.com.br.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *