petboxbrasil@petboxbrasil.com.br | Área do Assinante: Entrar | Cadastre-se | Esqueci minha senha
Bigode Do Gato

Posso cortar o bigode e as unhas do meu gato?

Por Dra. Christiane Diezel

Posso cortar o bigode e as unhas do meu gato??

Marcela Chagas, São Paulo (SP)

bigode de gatoO bigode do gato é pelo menos 6 vezes mais profundo do que o bigode do cão, ou seja, ele têm realmente ligação com os nervos.

Sendo assim, desempenham papel importantíssimo como sensores, levando informações de quente e frio, perto e longe, e muitas outras. Ou seja, eles NUNCA devem ser cortados!!!

Caso o bigode seja cortado acidentalmente, ele voltará a crescer. Mas até que isso ocorra, seu gato ficará meio sem saber calcular a distância das coisas por exemplo, podendo ficar mais suscetível a atropelamentos, caso ele tenha acesso à rua. Ele também pode errar o cálculo de pulos, caindo com mais facilidade. Então, nesse período vale tomar cuidado redobrado com o bichano.

Já as unhas podem ser cortadas, sim. Porém, esse procedimento deve ser feito por pessoa capacitada para tal função, já que os gatos e cães possuem um vaso sanguíneo que passa dentro da unha – que pode ser facilmente cortado caso a pessoa não saiba o que está fazendo, o que resulta em MUITA dor e sangramento.

Para gatos que têm acesso à rua, muitas vezes, o ideal é que não cortemos suas unhas, pois elas serão usadas no caso de uma briga com outro animal. E, principalmente as unhas das patas traseiras, serão usadas para escalar muros e árvores, caso haja necessidade.

Na dúvida, consulte sempre um veterinário!


Veterinária

Christiane Diezel
Médica Veterinária
CRMV SP 29923

chris_vet@yahoo.com.br (este e-mail é para os interessados em agendar consulta para o pet)

Dúvidas? Escreva para petboxbrasil@petboxbrasil.com.br.

 

 

consulta veterinária

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *