11 3280-4476 | 11 3280-7798 petboxbrasil@petboxbrasil.com.br | Área do Assinante: Entrar | Cadastre-se | Esqueci minha senha
Filhote De Cão

É verdade que cada dia de cruzamento é um filhote que a cachorrinha pega?

Por Dra. Christiane Diezel

É verdade que cada dia de cruzamento é um filhote que a cachorrinha pega. Ou seja, se eu cruzá-la por três dias, ela terá 3 três filhotes?

Luciana Lemos – São Paul (SP)

cachorro filhotesSobre acasalar por três dias ser sinônimo de três filhotes, isso nem sempre é verdade. Afinal, não temos como saber quantos óvulos a cadelinha liberará por dia. Então, pode ser que ela acasale um dia só e tenha mais de um filhote, assim como pode acontecer dela acasale por três dias e ter apenas um filhote! Além da quantidade de óvulos liberados, isso também depende da qualidade desses óvulos e, claro, tem também a interferência da qualidade espermática do macho.

 

cachorro filhotesApós o acasalamento, é importante a cachorrinha fazer o pré-natal 19 ou 20 após o cruzamento. O ultrassom revelará se ela está ou não esperando bebês. Se ela estiver prenha, quando chegar entre 59º ou 60º dia fará um raio X para contar quantos bebês terá. Com todas essas informações, saberemos o que esperar no momento do parto. Afinal, para cada animal que nasce é um parto diferente. Logo, uma cadela prenha de cinco filhotes, talvez, precise fazer uma cesárea no parto do quinto bebê caso ele esteja demorando muito a nascer e esteja entrando em sofrimento fetal.

Já entre o 63º e 65º dias de prenhes é esperado que ela entre em trabalho de parto! Normalmente, as cadelinhas arrumam seu “ninho”, ficam mais inquietas, e, algumas, não querem comer nem beber água nas 24 horas que antecedem o parto. Esse é o momento de ficarmos atentos, de deixarmos elas o mais tranquilas possível, sem outros animais, crianças ou qualquer coisa por perto que possam deixá-las estressadas.


Veterinária

Christiane Diezel
Médica Veterinária
CRMV SP 29923

chris_vet@yahoo.com.br (este e-mail é para os interessados em agendar consulta para o pet)

Dúvidas? Escreva para petboxbrasil@petboxbrasil.com.br.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *