11 3280-4476 | 11 3280-7798 petboxbrasil@petboxbrasil.com.br | Área do Assinante: Entrar | Cadastre-se | Esqueci minha senha
As Mudanças De Comportamento Dos Cães Idosos

Como fazer para o cachorro viver mais?

Por Dra. Christiane Diezel

Quero um cachorro que fique comigo por muitos anos. Existe alguma raça específica que tenha uma vida mais longa? E o que devo fazer para um cãozinho viver muito, mas de forma saudável?

Mara Melissa – Bauru (SP)

 

Idade-Canina-em-Relação-a-HumanaQuer saber como fazer para seu cachorro viver mais?

Hoje em dia, graças aos avanços da medicina veterinária, temos cães e gatos que vivem cada vez mais. E isso é ótimo! Em geral, comparado aos vira-latas, cães de raças puras vivem menos. Isso se deve, muitas vezes, ao cruzamento consanguíneo (entre animais da mesma família) com o objetivo de uma raça cada vez mais pura e com qualidades mais apuradas. Porém, os problemas também são ressaltados. Geralmente, essa situação não ocorre ou acontece em menor escala com vira-latas, pois a mistura genética é tão grande que defeitos e qualidades não são totalmente manifestados.

 

Agora, se mesmo assim você deseja um animal de raça pura, busque cães de pequeno e médio portes. Afinal, como o desgaste físico deles é menor, teoricamente, vivem mais. Por exemplo, um cão da raça York Shire vive, em média, 16 anos. Já um Dog Alemão vive, em média, oitos anos. Claro que, como biologia não é matemática, podem existir Yorks que não ultrapassem os oitos anos e Dogs Alemães que vivem 16!

 

Para ter sempre um cãozinho saudável é importante buscar cachorros de criatórios idôneos. Lá, o responsável terá o maior prazer em apresentar as instalações onde vivem as matrizes. Você também terá garantias quanto a possíveis doenças de fundo genético que esse cão possa ter no momento da compra ou no futuro.

 

 

Também é imprescindível buscar orientação do médico veterinário para saber como proceder em relação à vermifugação, vacinação, higiene, alimentação e cuidados gerais desde filhote até ele ficar velhinho. E lembre-se: animais são amigos para vida toda e devemos ser responsáveis por ele até quando morrerem. Filhotes crescem e não devem ser abandonados por isso.


Veterinária

Christiane Diezel
Médica Veterinária
CRMV SP 29923

chris_vet@yahoo.com.br (este e-mail é para os interessados em agendar consulta para o pet)

Dúvidas? Escreva para petboxbrasil@petboxbrasil.com.br.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *