11 3280-4476 | 11 3280-7798 petboxbrasil@petboxbrasil.com.br | Área do Assinante: Entrar | Cadastre-se | Esqueci minha senha
Gato Ciumento

Como diminuir o ciúmes dos gatos?

Por Dra. Christiane Diezel

Meu gato tem três anos e sempre fomos somente eu e ele em casa. Agora, adotei uma gatinha. Como fazer para ele não sentir ciúme?

Marcele Lima, Recife – PE

gato ciumento
Em geral, gatos são animais de hábitos segregários, ou seja solitários. Porém, nada impede que eles vivam em grupos. Claro, se eles fossem adotados ou comprados na mesma época, seria mais fácil. No entanto, nada impede que o dono de um gatinho adote mais um felino ou dois, três… Para não haver ¨ciúme¨ e essa convivência ser pacífica, comece aos poucos:

 

  1. Coloque potes individuais para água e comida. Ou seja, cada um terá seu recipiente, ok?!
  2. Providencie uma nova caixa de areia para o gatinho recém-chegado. Afinal, gatos são extremamente limpos e, se na caixa de areia dele tiver cheiro de outro animal, ainda mais de um pet estranho, ele poderá se recusar a usar o utensílio.
  3. Deixe os gatos se aproximarem aos poucos. Se você tiver um portãozinho para separá-los inicialmente, eu acho interessante. O portão permite que eles se vejam, mas não que se toquem.

 

Existem também alguns produtos bem bacanas para serem usados no ambiente para quando vamos mudar de casa ou introduzir animais novos. Alguns são de uso fitoterápico, na forma de sprays, com princípios ativos com ação calmante, como a camomila, ylang lang… Há também produtos que você pode colocar na tomada, na forma de um difusor. Eles liberam o ¨hormônio do gato feliz, como costumo chamar! Qualquer uma dessas duas opções apresentam resultados excelentes. Porém, tive melhores resultados com o tratamento do difusor! De qualquer forma, vale a pena tentar. Inclusive, nada impede você de associar os dois tratamentos.

 

Com o passar dos dias, verá que os gatos vão se aproximando, se aproximando e, quando menos esperar, os verá brincando ou lambendo um ao outro como se tivessem vivido juntos a vida toda!!!

 


Veterinária

Christiane Diezel
Médica Veterinária
CRMV SP 29923

chris_vet@yahoo.com.br (este e-mail é para os interessados em agendar consulta para o pet)

Dúvidas? Escreva para petboxbrasil@petboxbrasil.com.br.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *