11 3280-4476 | 11 3280-7798 petboxbrasil@petboxbrasil.com.br | Área do Assinante: Entrar | Cadastre-se | Esqueci minha senha
Cachorro Banho

A partir de quantos meses de vida posso dar banho no cachorro em casa?

Por Dra. Christiane Diezel

A partir de quantos meses de vida posso dar banho no cachorro em casa?

Miriam da Silva, São Paulo (SP)

banho-cachorroVocê pode dar banho no seu cão desde bem cedo. Na verdade, água e xampu não fazem mal algum, o que não é indicado é levar seu cãozinho que ainda não tomou todas as vacinas (ou pelo menos as 3 doses de V8 ou V10) em um pet shop, que é um local onde diariamente circulam muitos animais, sendo assim, não temos como garantir que ele não vá se infectar com alguma doença…

Alguns petshops dizem que é seguro levar o filhote logo no primeiro horário, antes que os outros cães cheguem. Na verdade isso não procede, pois por exemplo, o vírus da cinomose ou da parvovirose, duas doenças que tem uma alta taxa de mortalidade, são resistentes por mais de um ano no ambiente em que o animal infectado viveu ou passou. Ou seja, sobrevivem à maioria dos desinfetantes que temos no mercado.

Resumindo: NÃO leve se filhote sem vacinas de forma alguma para o banho e tosa!

Primeiro vem a saúde e depois a estética. Mas, caso você necessite dar banho no seu filhote, nada impede de fazer isso em casa. A lógica é a mesma de um banho em um bebê humano:

Aqueça o banheiro, feche portas e janelas que possam ter corrente de ar frio, use água morna para quente, e sempre use produtos adequados para cães ou xampu neutro infantil, que não agredirá os olhos do animal!

É importante proteger os ouvidos para não cair água, pois ela pode causar dor e infecções. E também é muito importante é secar o cãozinho com toalha e secador. Após esse processo, evite que seu cãozinho tome friagem!


Veterinária

Christiane Diezel
Médica Veterinária
CRMV SP 29923

chris_vet@yahoo.com.br (este e-mail é para os interessados em agendar consulta para o pet)

Dúvidas? Escreva para petboxbrasil@petboxbrasil.com.br.

Comentários

comentários

This Post Has 8 Comments

    1. Mara Lucia, não é muito recomendado pelos veterinários dar muitos banhos seguidos no pet. Eles precisam da oleosidade natural dos pelos para protegê-los de problemas de pele. Abraços.

  1. Ganhei uma cachorainha. …Ela tem 1 mês! Esta bem magrinha…fico com uma pena ….oq fazer ? Dou água na seringa pra ela…Me ajudem

  2. Meu filhote vai fazer 2 meses, apareceu umas machinhas vermelhas na barriguinha dele, o que pode ser? ele só come ração ! sera q ele comeu algo? ele esta ganhando peso e brinca bastante, não sei oq poder ser! Melhor eu ir no veterinário?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *