11 3280-4476 | 11 3280-7798 petboxbrasil@petboxbrasil.com.br | Área do Assinante: Entrar | Cadastre-se | Esqueci minha senha
Cio Cachorro E Gato

Existe menopausa canina ou felina?

Por Dra. Christiane Diezel

Existe menopausa canina ou felina?

Marília Ribeiro, São Paulo (SP)

cio cadelaNão existe o que chamamos de menopausa em cadelas ou gatas. O ciclo reprodutivo das cadelas e gatas é diferente do ciclo das mulheres. Ele é chamado de ciclo ESTRAL – o das mulheres é chamado de ciclo MENSTRUAL.

Mas as diferenças não são só no nome… Por exemplo, no ciclo MENSTRUAL, há duas fazes distintas: uma em que é possível gerar filhos, graças à liberação dos óvulos, e a outra é o momento em que o corpo prepara-se para outro ciclo, em razão da falta de fecundação (menstruação).

Já o ciclo ESTRAL, das cadelas e gatas, pode ser dividido em quatro fases: anestro, proestro, estro e diestro.

– Anestro: é um período de total inatividade sexual, que dura em média 125 dias e caracteriza-se por uma involução do útero. São observados na fase de anestro níveis de estrógeno e progesterona bem baixos, mas há aumento do nível de estrógeno na fase final desse período.

castracao-gatas-femeas– Proestro: nessa fase, a cadela apresenta uma alta concentração de estrógeno no seu corpo. Isso faz com que a vulva do animal aumente de tamanho, o cérvix fique dilatado e o endométrio espessado.

Nesse momento, pode-se perceber um sangramento na vagina do animal. Mas atenção: isso não se trata de uma menstruação.

No proestro, observa-se que os machos começam a interessar-se pelas fêmeas em razão da liberação de feromônios, entretanto, elas não permitem que ocorra a cópula. Esse período dura em média nove dias.

– Estro: essa é a fase de receptividade sexual, também conhecida como cio, que é caracterizada por uma diminuição nos níveis de estrógeno e um aumento nos níveis de progesterona. Verifica-se nessa fase a liberação de um corrimento de cor clara. Esse período dura em média nove dias.

Após cerca de dois ou três dias do início do estro, ocorre a ovulação. Nesta hora, observa-se que a cadela libera ovócitos primários, que posteriormente sofrerão meiose no oviduto.

– Diestro: É uma fase após o cio da cadela, na qual ela não é mais receptiva ao macho. Nesse período, que dura em média 75 dias, há os níveis máximos de progesterona. São verificados também um corrimento mais mucoso, diminuição do tamanho da vulva e um comportamento calmo da cadela.

A fase de diestro é muito semelhante em cadelas gestantes e não gestantes. Algumas vezes, elas apresentam uma síndrome conhecida por pseudogestação, em que todas as características fisiológicas e comportamentais são de uma cadela prenha, mesmo não estando.

cio Este ciclo irá perdurar por toda a vida da fêmea. E, diferentemente das mulheres, as cadelas e gatas não têm menopausa. O que ocorre com muitos bichinhos mais idosos é que o seu cio acaba ficando mais espassado.

Por exemplo, cadelinhas que tinham cio a cada 6 meses podem passar a ter cio a cada 8, 10 meses. E pode ocorrer também uma mudança no padrão do cio, ou seja, cadelinhas que sempre tiveram sangramentos intensos durante sua vida, quando ficam mais idosas apresentam cio seco, ou seja, conseguimos observar só um aumento da vulva e, às vezes, um leve corrimento.


Veterinária

Christiane Diezel
Médica Veterinária
CRMV SP 29923

chris_vet@yahoo.com.br (este e-mail é para os interessados em agendar consulta para o pet)

Dúvidas? Escreva para petboxbrasil@petboxbrasil.com.br.

 

 

consulta veterinária

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *